Deixar as estampas sempre perfeitas é um trabalho não apenas para o equipamento, mas também para os produtos que serão utilizados no processo. Por isso, é sempre importante escolher um papel sublimático no qual a estampa possa se fixar corretamente.
Papel para sublimação: Escolhendo e armazenando esse produto
Deixar o processo de sublimação sempre perfeito é um trabalho não apenas para o equipamento, mas também para todos os produtos que serão utilizados no processo. Entre eles, o papel sublimático é um dos que desempenha o ofício mais importante.
O mercado oferece uma série de tipos de papéis, podendo ser encontrados em folhas ou rolos. Por isso, muitos compradores desses produtos para sublimação fundamentais acabam se confundindo diante de tantas opções, adquirindo materiais inadequados para a sua necessidade.
Pensando nisso a Diferencial Print compilou informações extremamente importantes sobre os diversos tipos, gramaturas e como armazenar o papel para sublimação. Com certeza, depois de ler esse artigo, você estará pronto para adquirir, armazenar e utilizar de forma correta esses artigos básicos para sublimação.
Como recomendação geral, é importante manter todos os tipos de papéis, desde a impressão até prensagem, como em seu estado inicial, ou seja, longe da poeira, contato com umidade e luz muito forte.
Papel de sublimação para impressão offset
No caso de impressão offset, não há nenhuma necessidade de se usar papel tratado. No entanto, a carga de tinta precisa ser muito mais controlada. Além disso, toda a pilha de papel que está na saída da impressora precisa ser muito menor, para que ocorra a transmissão da imagem de uma folha para o verso de outra, comprometendo a qualidade do resultado na prensagem.
Esse tipo de folha de sublimação tem uma gramatura que varia de 54g/m² a 75g/m² e possui a recomendação de ser armazenada em um local sem umidade, pó ou calor excessivo.
Para ter qualidade na hora do trabalho, conserve os papéis empacotados até o momento da utilização, pois até a umidade relativa do ar pode fazer com que eles ondulem, dificultando a entrada deles na máquina. Já a umidade baixa pode provocar estática, que também dificulta a entrada do papel na impressora. O recomendado é trabalhar com uma temperatura entre 20ºC e 25ºC, além de uma umidade relativa de 45% a 60%.
Papel sublimático para impressora A3 e A4
Em impressoras mais caseiras, os formatos de folha de transfer mais usados são o A3 e o A4. Nesses caso, não são recomendados papéis sem tratamento, pois a tinta para sublimação costuma ancorar na massa mecânica do papel, o que dificulta a passagem da imagem para a peça escolhida.
Para compensar esse problema, muitas empresas aumentam a carga de tinta no papel, deixando o processo mais caro. Além disso, é importante focar que a maioria dos perfis coloridos do mercado não estão preparados para materiais não revestidos. Por isso, é recomendado usar papéis resinados e perfis adequados.
Esse tipo de papel transfer possui uma gramatura que varia entre 75g/m² a 125g/m², dependendo do tipo de serviço que será executado. Tudo vai depender da sua necessidade de tinta na hora da prensagem. Para seu armazenamento correto, o melhor é não o expor a umidade, pó ou calor excessivo.
Mantenha todos os pacotes fechados até o momento do trabalho, guardando-os em uma estufa de armazenagem, para manter a integridade física do substrato sempre íntegra.
Papel de sublimação para impressão em grandes formatos
Nesses casos, o papel de transfer para sublimação escolhido pode ser tanto o tratado quando o offset sem tratamento. A largura e comprimento das mídias vai variar de acordo com a capacidade de cada impressora digital.
Esse tipo de papel varia entre 56g/m² e 90g/m², dependendo do tipo de sublimação a ser executado, como texto ou chapado. Na hora de guardar, o recomendado é manter os rolos em um ambiente com temperatura e umidade controladas e sem exposição a poeira ou luz, sempre empacotados até o momento do trabalho.
Como visto, por mais que sejam resistentes ao trabalho de impressão transfer, os papéis para sublimação precisam ser muito bem escolhidos e armazenados, para que o trabalho possa fluir corretamente.
E para encontrar todos os melhores tipos, conte sempre com a Diferencial Print. Somente no site você pode encontrar modelos essenciais para qualquer tipo de sublimação.
Produtos encontrados:13Resultado da Pesquisa por:em6 ms